Gente, hoje o Brasil teve uma conquista na Olimpíadas: o ginasta Arthur Zanetti conseguiu medalha de prata. É uma honra em que poucos são capazes de chegar.
Eu admito que não acompanho muito essas olimpíadas, mas fui na sala para conversar com a tia Vera, e a TV estava ligada passando o ginasta e sua família o abraçando e pessoas cantando "Sou Brasileiro".
Comecei a contar para a minha tia o que eu tava achando daquela situação. Pensa, apesar da família toda lá do rapaz, imagino que no começo para ele foi muito difícil. Às vezes, não são todos os familiares que aceitam que o filho vá se dedicar ao mundo dos esportes. Por mais que o futebol, por exemplo, seja forte, são poucos que vão ao topo.
Ela comentou que, ainda, o Brasil dá pouco investimento ao esporte, comparando a outros países.
Verdade, eu lembro uma vez que vi um vídeo do Geração de Valor (que tem uma página excelente no facebook, que embora tenha como alvo os empreendedores, há também nisso boas lições de vida), e o dono da GV, o empresário Flávio Augusto (ele tem uma grande história de vida, qualquer dia gostaria de comentar aqui em um post, para servir de inspiração para vocês) comentou porque vendeu a WiseUp para comprar um time de futebol dos Estados Unidos. Um dos principais comentários dele é que lá fora, nos EUA, as família se empenham e se orgulham em incluir os filhos nos esportes. Com isso, há bastante investimento que fazem no esporte, naquele país.
No exterior, os esportes são realmente mais valorizados. Como é nos EUA, por exemplo.
Aqui não há tanto investimento, disse minha tia, eles tem mais obstáculos para treinar e se dedicar nos esportes, aqui no Brasil.
E é verdade.
Não só isso, como também, o rapaz ganhador da medalha de prata também fugiu a um padrão que a sociedade geralmente desaprova: a pouca estatura. Então, ele tem 1,56 e conseguiu se destacar nas olimpíadas. Não duvido que ao longo da vida dele, deve ter sofrido alguns preconceitos por causa de sua altura.
Muitas mulheres, por exemplo, fazem questão de se relacionar com homens altos. Porque é "bonito"! As revistas mostram os modelos, que geralmente são altos também, indicando fortemente um padrão de estética para o público masculino também.
Qualquer um que esteja "fugindo do padrão de estética" e qualquer um que está em "um país que não há tanto investimento como poderia ter nos esportes". poderiam sofrer obstáculos enormes.
Mas quando essa pessoa consegue superar todos esses obstáculos, e mostrar que é capaz de vencer.
Particularmente, achei muito legal todo aquele envolvimento da família dele, o abraçando e o parabenizando, e a multidão cantando com orgulho. Ele não só ganhou uma medalha nas olimpíadas, ele quebrou padrões e provavelmente enfrentou muitas dificuldades para buscar esse sonho.
O bonito é isso, é a garra que temos para alcançar nossos sonhos.
Isso serve para você também. A princípio, seus sonhos podem parecer muito pequenos e insignificantes ou muito grandes e absurdos e inalcançáveis.
Hoje, por exemplo, existem modelos que são gordinhas. Sim, há modelos gordinhos e gordinhas no universo Plus Size, por exemplo, que é o mercado de roupas maiores. Se ser gordinha para você é desculpa para não se enquadrar na moda, há seu espaço lá. Até porquê, alguém sonhou com isso e realizou. Pois, até pouco tempo atrás, o mundo ainda era fascinado no Padrão Twiggy de magreza.
Mas ainda, no mundo, há muitos outros padrões a serem quebrados e novas atitudes a serem iniciadas e só se consegue acreditando que é capaz.
Seja o melhor no que você pode ser, acredite e realize.
'Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo."Que tal preferir pelo "posso fazer!" agora?
Henry Ford
Boa semana para vocês!
~Leh
Nenhum comentário:
Postar um comentário